Leitores que me acompanham... Mais uma vez peço perdão pela demora dos posts... Vocês sabem... Fim de semestre é uma loucura desenfreada! Finalmente ele acabou, agora aguardo as notas. Desejem-me - boa - sorte!
Sim, o São João já passou. Mas não tem como não falar desse dia tão importante e festivo para o Brasil! Festas juninas, de maneira geral, são comemorações que agradam a todas as pessoas de todas as idades, vocês já repararam nisso? Em nosso país, que adora uma festa, cidades nordestinas param e realizam as maiores festas juninas do planeta! Um dia ainda passarei o São João em Campina Grande ou Caruaru... Que sonho! Mas enquanto não posso realizá-lo, sexta-feira vou pra festa junina da minha faculdade mesmo, que também é sucesso!
Vocês imaginam que escolhi uma canção nordestina para celebrar a data, certo? Errado! Hoje vamos lá pro Rio Grande do Sul, Pelotas, cidade de Kleiton e Kledir, dupla incrível que também conheci com meus pais. A música "Noite de São João" de 1981 é muito... Fofa! Acho que esse é o melhor adjetivo para defini-la. Executada em piano, não há como ser diferente, não é?
Noite de São João
Era noite de São João
E eu saía com meu irmão
De bigode de rolha
E chapéu novo em folha
Brim coringa e alpargata
Toda noite de São João
Eu sonhava em pegar na mão
De uma prenda bonita
Um vestido de chita
E maria-chiquinha
Soltando foguetchê
Pulando fogueirá
Era noite de São João
Toda noite de São João
A quermesse era um festão
Bandeirinhas no arame
De papel celofane
Pau de sebo e de fita
Era noite de São João
E depois de comer pinhão
Vinha pé-de-moleque
Puxa-puxa e um pileque
De caninha ou de quentão
Soltando foguetchê
Pulando fogueirá
Era noite de São João
Era noite de São João
Cordeona com violão
Esquentavam as moça
E eu nesse bate-coxa
Não podia me segurar
Toda noite de São João
Eu voava que nem balão
Namorava as estrelas
Que são primas terceiras
E afilhadas de São João
Soltando foguetchê
Pulando fogueirá
Era noite de São João
http://www.youtube.com/watch?v=bAOle-FM3tc
Escolhi a versão do DVD ao vivo. O público participa bastante da canção... Mas não mais do que o pessoal da minha casa quando assistimos ao DVD! Pai, mãe, tios, irmãos, primos... Todo mundo sai cantando! Divertidíssimo!
Essa atmosfera de festa junina remete à infância. Não é à toa que os verbos da música estão no pretérito imperfeito: Naquele tempo, "a quermesse era um festão"... Essa utilização marca as lembranças de um tempo que já se passou, mas que permanece vivo na memória. Confesso que também tenho mil lembranças: Os ensaios in-ter-mi-ná-veis da quadrilha (todo mundo já nasce sabendo dançar quadrilha... Mas se a gente faz direitinho na escola, não consegue matar a próxima aula! Quem nunca adiou os ensaios no colégio?), correio elegante (quanta ansiedade pra receber um bilhetinho), pescaria, jogos... Que delícia!!!! Festa junina é festa boa pra gente comer todas aquelas comidas típicas... E beber também, afinal está tão frio... Vinho quente e quentão caem muitíssimo bem!
Acho que temos que valorizar a cultura do Brasil. Festa junina é geralmente associada ao Nordeste, mas foi justamente por isso que trouxe pra vocês uma música gaúcha... As doces memórias das noites de São João se espalham por nossas terras de norte a sul.
Beijão bem caipira procês! 'Té a próxima!
E novamente essa tarja branca dá o ar da graça... Gente, desculpem-me, não sei o que é isso! :/
ResponderExcluiro QUE SERIA Brim coringa e alpargata????? AHAHAHAHAHAHA sou muito distante da cultura do SUL... acho que é a região que eu menos me identifico, talvez por não conhecer quase nada =)
ResponderExcluirO brim coringa é o jeans... Alpargata é uma sandália de couro. Vocabulário bem diferente do nosso, não é? A cultura também é, precisamos nos familiarizar!
ExcluirUm beeijo!
Eu aprendi a gostar de kleiton e kledir, claro com meu pai e minha mãe... acho o DVD muito empolgante, não é a toa que ele toca em todos os nosso encontros aqui em casa =))) mas no são joão mesmo, eu queria estar na Bahia kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirJá pensou, Céci, a gente em Campina Grande ou Caruaru? Tudo bem, não é Bahia.... Mas deve ser maravilhoso! Bora pra lá um dia???
ExcluirBeeijo!
Vamos programar????
ResponderExcluirOpa!!!!! Essa viagem eu quero fazer!!!!!! :D
ExcluirAii essa música é muito fofinha! O piano dá um tom intimista, bem delicado, adoro! Mas de São João, sabe qual música eu tenho mais lembranças? Aquela 'festa do interior', na voz da Gal... eu visualizo direitinho a casa antiga de vcs, que saudade!
ResponderExcluirCecí, quando vc não quer estar na Bahia, me diz?? hahahaha
Tenho vontade conhecer o Sul mais pela paisagem e menos pelo frio! :(
Beeijos, amore! (:
Festa do Interior... Pensei em postá-la também, Dani, tenho as mesmas lembranças que você! Ai, que saudades da nossa casinha... ^^
ResponderExcluirSul pode estar entre nossos destinos de próximas viagens, que tal???
Beijo grande, linda!